terça-feira, 26 de agosto de 2008

ClasseArachnida


O grupo Arachnida (aracnídeos) abrange as aranhas,os escorpiões,os ácaros,incluindo os carrapatos.
O corpo é geralmente dividido em cefalotórax e abdome.Nos escorpiões,a parte posterior do abdome,chamada cauda , é mais estreita.Na estremidade da cauda existe um aguilhão que abriga o veneno .Nos ácaros ,não se percebe a divisão entre o cefalotórax e o abdome , que formam uma estrutura única.
Os aracnídeos possuem como estrutura envolvida com a manipulação do alimento as quelíceras.Além de quelíceras ,os aracnídeos possuem ,ao redor da boca ,um par de pedipalpos,estrutura que pode atuar como órgão sensorial ou órgão de cópula no macho.
Outra característica importante dos aracnídeos é a presença de quatro pares de pernas no cefalotórax.O abdome não contém apêndices locomotores.Na região posterior e ventral do abdome das aranhas existem as fiandeiras ,estruturas associadas á glândulas de seda que produzem os fios de seda com os quais elas tecem as teias.
Ao contrários dos insetos e crustáceos,que possuem olhos compostos,os aracnídeos possuem apenas olhos simples.
A respiração nos aracnídeos é feita por filotraqueias ,também denominadas “pulmões foliáceos”.Essas estruturas são formadas por lamelas irrigadas ,dispostas dentro de uma cavidade,que se comunica com o exterior do corpo por meio de um otificio denominado estigma.As trocas gasosas ocorrem nas lamelas,e o oxigênio passa para o sangue.Nos escorpiões,essas são as únicas estruturas respiratórias,mas nas aranhas além das filotraqueias,existem as traquéias semelhantes ás dos insetos.
A excressão é feita por túbulos de Malpighi semelhantes aos dos insetos e também por glândulas localizadas na base das pernas,denominadas glândulas coxais.
Os aracnídeos são animais de sexos separados ,fecundação interna e desenvolvimento direto.São artrópodes terrestres,embora existas um grupo de ácaros adaptados secundariamnete aos ambientes de água doce e marinho.A maioria dos aracnídeos é predadora mas a dentre eles ácaros paarsitas de folículos pilosos e das glândulas sebáceas do ser humano,popularmente chamado de cravo como a espécie Demodex follculorum,e dos carrapatos, como o gênero Dermacentor .
No gripo dos ácaros ,estão também algumas formas diminutas.Dentre eles, a espécie Dermatophagoides farinae ,que pode ser transportada pelo vento é uma das principais causas das alergias respiratórias a “poeira “ nos seres humanos.



Nenhum comentário: